Trabalhe Conosco
Kid Recanto

Criança e Sustentabilidade

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

O Meio Ambiente é assunto do momento. A preocupação com os recursos naturais se intensificou nos últimos anos. Recentemente líderes dos principais países se reuniram em Glasgow, na Escócia, durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Entre os principais assuntos: desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global.

No auge da pandemia de Covid-19 tivemos cenas curiosas de animais voltando para algumas cidades, pássaros, até a Baía da Guanabara voltou a ter peixes, tudo em razão da pouca circulação das pessoas e diminuição da poluição.

 

Mas qual a importância das crianças com esse tema?

As crianças tem papel importantíssimo no processo de preservação de nosso planeta.  Todos podem ajudar no dia a dia, inclusive nossos pequenos. Ensinar hábitos sustentáveis desde o início da vida pode fazer toda a diferença para o futuro do planeta e a vida dessas crianças.

A primeira infância, período do nascimento até os seis anos de vida, é uma etapa extremamente importante no desenvolvimento cerebral. É nesta fase que a criança aprende os movimentos e forma sua capacidade de aprendizado.

“Nesta fase da infância os conhecimentos vão surgir das experiências, levando a criança a repetir o comportamento dos pais. Por isso, eu faço questão de trazer para o universo da minha filha, dentre tantos temas, a sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente”, comenta Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos e fundador da Oceano Resíduos.

 

Como introduzir hábitos sustentáveis no dia a dia?

Uma pequena ação como abrir e fechar a torneira na hora de lavar as mãos já faz a diferença.  Tomar banhos curtos, optar por produtos ecofriendly, usar copos e canudos que não sejam descartáveis, são pequenos gestos a implementar na rotina e que são fáceis de serem explicadas às crianças.

“Estas pequenas mudanças muitas vezes acabam tendo um poder catalisador de transformação” incentiva o especialista.

 

Fonte: Escola do Bem.