Desenho e pintura para crianças: Dicas de atividades para fazer em casa na quarentena

Desenho e pintura para crianças: Dicas de atividades para fazer em casa na quarentena

Com estratégia e paciência, pais podem ajudar que algumas folhas em branco e um lápis sejam o convite para minutos (ou horas) de diversão em tempos de quarentena.

Veja algumas dicas para aperfeiçoar essa prática:

  1. Não existe certo ou errado: Deixe a criança curtir o momento! A cada rabisco, a criança já desenvolve suas habilidades motoras, a criatividade e a autoexpressão. Ela não precisa de nenhuma instrução, pode se expressar livremente por meio do desenho, é natural para ela interagir bem com essa atividade. Geralmente as crianças adoram desenhar, mesmo as menores. Você pode sentar-se ao lado dela, observar e conversar, mas sem tentar ensinar. Se ela desenhar pessoas voando, não tem problema, ela aos poucos desenvolverá a noção espacial e perspectiva visual. Corrigi-la agora pode afetar sua autoconfiança.
  2. Criatividade livre: Acompanhe o processo e incentive-a! Não precisa colorir as folhas de uma árvore de verde por exemplo, a árvore pode ser roxa, o céu pode ser verde. Deixe-a livre para criar e tente não pressioná-la, dê estímulos positivos. Você vai se surpreender! É muito legal deixar a criança desenvolver o ponto de vista dela dos desenhos. Supervisione apenas os materiais que a criança está usando, de acordo com a idade. Para crianças mais novas, giz de cera mais grosso e um papel em branco já se transforma em diversão.
  3. Formas geométricas: Aprender as formas básicas de quadrado, círculo e triângulo por exemplo, é uma boa base para aprender também a desenhar, pois a criança começa a enxergar e distinguir o formato das coisas ao seu redor.
  4. Observação de ambiente e da natureza: Estimule a observação das crianças. Todo momento é um novo aprendizado e observar a natureza, a sala de estar, a escola pode trazer repertório na hora de soltar a imaginação. Muitas cores e formatos diferentes também contribuem, por isso é interessante que a criança perceba os objetos e tente reproduzí-los como conseguir por meio do desenho.
  5. Exercitar coordenação motora: O aprimoramento da coordenação motora se dá de diversas formas: por meio de brincadeiras de montar objetos, o uso da massa de modelar ou até mesmo aprender a amarrar o cadarço, por exemplo, são atividades que ajudam no processo para melhorar as habilidades motoras para desenhar. É interessante mesclar o desenho com atividades manuais também, misturar a construção de coisas com o ato de desenhar e transformar o desenho em parte do processo.
  6. Experimentar materiais diferentes: Usar tinta guache (não tóxica), lápis de cor, giz de cera e outros tipos de materiais é um ótimo estímulo para a criança praticar, pois ela experimentará novas texturas, consistências e vai desenvolver as técnicas diferentes que cada material permite. É importante que os pais supervisionem os materiais para garantir o bem-estar dos pequenos, mas é bem natural para as crianças a curiosidade de descobrir para que serve um material e como ele pode ser usado.
  7. Brincadeira de contornar as bordas de um objeto: Um exercício muito estimulante para as crianças fazerem acompanhadas é brincar de contornar objetos, ou a própria mão. O pequeno poderá observar as formas e usar a criatividade para colorir a imagem ou recriar a imagem. Basta pegar em casa alguns objetos de formatos diferentes, posicionar em cima de uma folha de papel, contornar com lápis ou canetinha e deixar que a imaginação faça o restante.
  8. Compor imagens juntando formas geométricas: Um dos melhores jeitos para qualquer um aprender a desenhar é juntando as formas geométricas como base para fazer outras formas mais complexas, como o jogo Tangram. Se juntarmos um triângulo e um quadrado formamos uma casa, por exemplo. Vale, inclusive, usar as formas para a criança criar animais, outros objetos e até fazer colagens.
  9. Jogos de colorir e desenhar: Outra forma de exercitar a coordenação motora e a criatividade é usar jogos e apps de desenho. São milhares disponíveis e eles não só entretém como desenvolvem noção de espaço nas crianças.
  10. Montar uma exposição de arte: Monte uma exposição de arte em casa! Além de juntar a família para um momento de troca, carinho e diversão, os pequenos vão adorar expor o que fizeram e receber a opinião dos pais, que para eles é muito importante nesse momento. Dessa forma, a criança pode observar seu desenvolvimento e se sentir estimulada a progredir cada vez mais. Quem sabe você não tem um próximo Maurício de Sousa na sua casa?

E lembe-se, acesse o link abaixo, imprima as Aventuras da KKK, e deixe seus pequenos se divertirem:

https://drive.google.com/file/d/1CNzNRlflccYEAtvRhaEOSAOsD4F0856a/view?fbclid=IwAR2_xbQct4tbA7aDFrPoK8DhibBjIe4nZU7yqyo42tpcYw2O6YlyZr7I43k

Fonte: Texto adaptado de Marcelo Valadares, G1